sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Lixo: ajude a recolher!


Mais do que simplesmente evitar deixar o próprio lixo por onde passamos, o grupo Minhocas da Terra definiu como premissa recolher o máximo de lixo possível que encontrarmos nas trilhas por onde nos aventuramos. Uma forma até pequena de contribuir, mas a soma de pequenas ações leva a grandes resultados. Um dos itens obrigatórios nas mochilas é levar sacolinhas reservadas para trazer o lixo produzido e também recolher o que encontrarmos. Essas sacolinhas voltam normalmente amarradas do lado de fora das mochilas.

Já encontramos algumas coisas pelo caminho, como latas de cerveja, garrafas pet e embalagens de bolachas, mas na última trilha realizada, do Pão de Loth, ficamos indignados duplamente. Já falamos aqui no blog sobre a necessidade de manter o máximo de silêncio para não impactar tanto no ecossistema que atravessamos. No início do Caminho do Itupava há uma pedreira desativada e no formato que permaneceu propicia a propagação considerável de som. Pois bem, encontramos ali uma bateria inteira de fogos de artifício detonada, ainda na base de papelão e a caixa original, além de sacolas plásticas enormes provavelmente utilizadas para transportar a bateria. Por si só o lixo já era algo a questionar, mas ficamos imaginando o barulho que foi produzido e o tamanho do incomodo na vida silvestre que habita as redondezas, já início da Serra do Mar. Apesar da proximidade com o centro urbano, o barulho de fogos de artifício com certeza trás muito mais malefícios que os ruídos produzidos pelos moradores da região no dia-a-dia.

Nunca é demais lembrar que a prática de trekking é contemplativa, não devemos levar das trilhas nada além de fotos e histórias para contar. Traga sempre seu lixo de volta e, se puder contribuir, traga também o lixo que encontrar pelo caminho. No quadro abaixo podemos identificar que o lixo deixado na natureza pode levar muito mais tempo para decompor-se do que podemos aproveitar das trilhas. Não esqueça também que não é necessário provar para ninguém que esteve em qualquer lugar deixando marcas de pichação. Ao contrário do que defendem alguns, pichar a natureza não é, e nunca vai ser, arte. Tire fotos e mostre aos amigos, o visual é muito melhor.


Dica:
- leve sempre sacolinhas extras para recolher o seu lixo, e se houver espaço, o lixo que encontrar pelo caminho também. A natureza e os trekkeiros agradecem!



Gandalf
Minhocas Uh Ha Ha!



Um comentário:

  1. É isso aí!
    Devemos nos divertir muito, mas sempre respeitando grandemente a natureza.
    Viva o esporte e a natureza!
    Viva a vida!
    Um grande abraço, Eli!

    ResponderExcluir