sábado, 19 de junho de 2010

Comportamento na Trilha

Muitas vezes, ao realizar trilhas, acabamos percebendo algumas atitudes um tanto quanto desnecessárias. Quando realizo uma trilha, aproveito para me integrar com a natureza, observar o cenário, escutar o silêncio, os animais e até mesmo o assobio do vento, utilizar aquele momento para uma reflexão, ou mesmo para livrar os pensamentos. Mas muitas vezes, vemos pessoas que podem até gostar do contato com a natureza, do desafio pessoal, mas que enfrentam aquilo como uma simples aventura, e que acham que por isso podem fazer o que querem. Uma coisa que me irrita, e acredito que a maioria dos trekkers e montanhistas, é encontrar lixo no meio do caminho, um ato de total desrespeito com os outros e principalmente com o ecossistema. Pessoalmente, também acho que estes locais não são para se ficar fazendo algazarra, gritando o tempo inteiro. Não digo que deve-se fazer um silêncio absoluto, eu mesmo converso, gosto de gritar quando chego ao cume, momentos de extravasar, mas descordo com o barulho contínuo e ininterrupto. Acredito que muitas destas pessoas, acabam aceitando o convite somente para dizer, “eu fui”, e não para contemplar a natureza. Concordo, que caso seja o estilo do grupo, e todos concordem com certa “bagunça” tudo bem, mas acabo me chateando com pessoas que acabam sendo convidadas e acabam extrapolando os limites de boa convivência. Gostaria de ressaltar que esta é apenas uma opinião pessoal e não quer dizer que todos do nosso grupo pensem a mesma coisa, muito menos todos os aventureiros que apreciam um contato direto com a natureza. Acho que mais que informativo, esse texto pode ser considerado um desabafo pessoal.

Abraços e até a próxima.
Jeep


Um comentário:

  1. Interessante o tópico do Jeep... e polêmico.
    Mas, ao contrário do que disse, creio que o restante do grupo compartilha do seu sentimento. A trilha é muito mais do que vencer um desafio pessoal. É o momento de contemplação, de harmonizar com o meio ambiente, aproveitando a simplicidade e os instintos mais básicos que afloram nesse esporte que desafia corpo e mente. Nos permite esvaziar a mente das preocupações do dia-a-dia e afastar aqueles sentimentos que movem a sociedade e que não nos fazem bem. Ali, o grupo tem um desafio único, bem como o prazer de realizado. Sem complicar, sentimentos básicos, e sinceros. Boa dica para quem quer praticar esse esporte, e principalmente com os Minhocas da Terra: existe um 'q' de filosofia nisso tudo, de meditação, de simplicidade e tranquilidade. Brincadeiras, bem vindas, mas na medida certa.
    Abraços,
    Gandalf.

    ResponderExcluir