segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Hora Extra: Anhangava de Natal

Por incentivo do Potter, resolvemos agendar uma hora extra na temporada 2010 e subir o Anhangava comemorando o natal. Escolhemos o domingo, 26.12.10, logo após todas as comemorações em família, amigos e comilanças. Já conhecido, marcamos um pouco mais tarde do que de costume e saímos do QG às 08h da manhã, Baby, sua irmã Eliana, Fôdo, Gandalf e Potter, rumo a mais uma aventura. O dia estava sem chuva, mas ainda nublado. Há possibilidade de um céu aberto não era grande, mas a torcida sim. Chegamos no campo de pouso do Asa Delta às 09h, alguns preparativos de praxe e então, pé na trilha. Subimos para curtir mesmo, pois o trajeto estava bem tranquilo, apesar de molhado pelas chuvas da semana. Foi preciso atenção principalmente nas pedras. Pelo caminho encontramos muitas flores, a quantidade de insetos também aumentou consideravelmente das outras vezes devido à estação, início de verão. Apesar do tempo para a subida, não fizemos muitas paradas, mas sim um ritmo mais tranquilo para nos adequarmos à Eliana, nossa convidada especial.
Paramos por alguns minutos no samambaia para um gole a mais de água e algumas fotos. Estava repleto de flores silvestres brancas e amarelas. A chegada ao cume levou 1h30min. Comemos as barras de cereal, bolachas e castanhas que levamos, desta vez nada muito elaborado, pois o plano era de um bate-volta tranquilo, mas rápido. Enquanto saboreava meu mix de castanhas, percebemos que tinha companhia na pedra: um besouro engraçado que, pela foto que consegui tirar, dá para deixar na dúvida se é um inseto mesmo ou um pequeno alienígena (rs rs rs).
Exploramos o cume de ponta-a-ponta, mas não foi possível aproveitar toda a vista, tínhamos apenas céu parcialmente aberto em direção a Quatro Barras, Campina Grande do Sul e ao fundo Curitiba. A serra toda estava coberta por nuvens, não deu para observar a Serra do Ibitiraquire, do Pico Paraná, ou o Conjunto Marumbi, muito menos o Morro do Canal. Mesmo assim o passeio valeu muito à pena. O passeio em família trouxe mais experiência ainda para os trekkers e um gostinho de 'quero mais' para subir novamente e ganhar o presente da vista completa que o Morro proporciona
.
E como hora extra em nosso caso nunca é demais, ficou de pé repetirmos a subida ainda está semana, na terça-feira, dia 28 de dezembro, mas desta vez no final de tarde para vermos o pôr do sol e realizar uma descida noturna. Vamos encarar?


Abraços, Gandalf
Minhocas Uh Ha Ha



4 comentários:

  1. Uma pena que eu não pude ir com vocês. Estava cansado, mas mesmo assim, estava preparado. Infelizmente, o ato de algumas pessoas acabam nos impedindo de realizar nossos compromissos. Queria muito participar do fechamento de ano com vocês, mas terá que ficar para outra vez. Anhangava, subida simples, de fácil acesso, mas recompensadora. Um visual realmente espetacular. Vale a pena sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Trilha bem tranquila, mas, como sempre, interessante.

    Na próxima, se o calor estiver deixando marcas igual a essa última, rola até emendar uma cachoeira depois, que tal?

    Abss

    ResponderExcluir
  4. Gostei mto de ter participado da trilha, achei q não ia sobreviver, brincadeiras a parte, a trilha foi ótima, o visual, a visão lá de cima compensam.

    ResponderExcluir