domingo, 4 de julho de 2010

Morro do Anhangava: Realizado!!

Neste domingo, 4 de julho de 2010 resolvemos 'comemorar' a independências dos Estados Unidos cumprindo mais um desafio do grupo. Saímos às 07h, e depois de errar a entrada, que no mapa existia, mas na real era uma trincheira sem acesso pelo contorno Leste, voltamos pela BR 116 e cruzamos o centro de Quatro Barras seguindo as boas indicações das placas turísticas. A partir dali, achamos com facilidade a entrada para a Trilha do Asa Delta, o caminho mais trekker do morro do Anhangava. Deixamos o carro no campo de pouso e iniciamos a subida, com a distância marcada de 2,9 km para alcançar os pouco mais de 1.400 m de altitude daquela que é considerada a melhor escola de alpinismo do sul do Brasil.


Do cálculo inicial para subirmos em 1h30, chegamos no topo máximo com 1h12 de subida, e com várias paradas para fotos pois tivemos um dia coroadíssimo com a neblina logo cedo que, à medida em que subíamos, ficou para trás em forma de um imenso tapete de algodão sobre a paisagem que se espalhava longe, deixando de fora apenas os conjuntos de montanhas, do Pico Paraná e do Conjunto do Morumbi. O grupo foi bem reduzido desta vez: Gandalf (eu), Jeep, Chaveirinho, Baby e o Hélio, tio do Chaveirinho, que se demonstrou um excelente companheiro para nossas aventuras e forte candidato para ser mais um integrante do Minhocas da Terra - já temos até uma apelido ensaiado.

Depois de 1h30 de contemplação, e com o pico consideravelmente lotado, começamos a descida, atravessando no sentido inverso para o Morro do Samambaia e dali descendo. O caminho e bem tranquilo por aquele lado, um trekking puro que é coroado com uma excelente vista no final da subida. Recomendamos ao máximo e, como uma grande parte do grupo não foi, vamos provavelmente providenciar um repeteco para que todos possam participar, muito provavelmente já na semana seguinte. Agendem-se para ao próximo desafio: travessia do Morro Mãe Catita para o Morro do Sete, no finalzinho de julho.

Morro do Anhangava: 1.430m

Foto 1: Vista do Anhangava para represa de Piraquara e Curitiba ao fundo
Foto 2: Helio, Chaveirinho, Gandalf, Jeep e Baby

Abraços, Gandalf.
Minhocas Uh Ha Ha!


Um comentário:

  1. Sinceramente, não há palavras para expressar a vista que tivemos a oportunidade de contemplar. Até o momento, um dos melhores.

    ResponderExcluir